quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Medo de ladrão? Não, de Sophie

Um amigo foi assaltado na Dutra, quase chegando no Rio de Janeiro. Ele e a esposa ficaram sem celulares, documentos, dinheiro, cartões de crédito. Me perguntei, enquanto ouvia ele contar, o que eu faria se me encontrasse nessa mesma situação. Eu mal consigo decorar minha senha do banco, quanto menos os números dos celulares das pessoas que poderiam me ajudar. Minha única reação talvez fosse ajoelhar e rezar para que o assaltante não seja amigo de Sophie Calle.

Sophie é uma fotógrafa, artista plástica e conceitual. Mora em Paris, onde nasceu. Foi lá que começou a desenvolver uma maneira muito peculiar de produzir arte. Sem medo de expor suas intimidades, Sophie alterna obras onde abre aspectos muito delicados de sua vida com outras que, sem melindres, invadem a de terceiros de forma impiedosa. Saca só do que ela é capaz:
. Ela conseguiu um emprego de camareira num hotel em Veneza só para poder entrar nos quartos enquanto os hóspedes não estavam e, secretamente, fotografar seus objetos pessoais e anotações para uma exposição.
. Uma outra vez ela criou um projeto chamado
The Adress Book. A sujeita encontrou uma agenda de telefones perdida na rua e, antes de devolver ao dono, xerocou as páginas. Daí ela entrou em contato com as pessoas presentes na lista e pediu que elas falassem sobre o tal proprietário da agenda, construindo assim o perfil de um homem o qual ela jamais conhecera.
. Ela convidou 24 pessoas para viverem na cama dela por 8 dias seguidos cada uma. Algumas delas sequer a conheciam. Ela os servia comida de hora em hora e os fotografava.

Namorar uma sujeita dessas? Pois é. O último que tentou virou mais um de seus projetos.
Ela pegou o email de despedida, onde ele lhe explicava suas razões para o término, e convidou 107 mulheres - entre elas uma atriz, uma palhaça e uma dançarina - para que o lessem e tirassem suas próprias conclusões. O título desse projeto é Take Care of Yourself, a última linha do email.
Que venham os ladrões. Eu tenho medo (Mas pago pau.) é da Sophie.

Abaixo, o tal email exibido em forma de código de barras e uma foto do hotel em Veneza. Para mais, veja aqui e leia a Tokion desse mês.

Nenhum comentário: